O zumbido no ouvido, também conhecido como tinnitus, é um distúrbio auditivo que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ele é caracterizado por um som constante ou intermitente, que é percebido auditivamente, sem que haja qualquer fonte externa de som e pode afetar uma ou ambas as orelhas.
Como ele se manifesta
Causas do zumbido
As causas do zumbido no ouvido podem ser muito variadas. Algumas das principais causas incluem:
Perda auditiva: A perda auditiva é a causa mais comum de zumbido. Os danos das células internas do órgão auditivo geram uma má interpretação do som pelo cérebro, e ocorre uma alteração do estímulo sendo percebido como o zumbido.
Exposição a ruído alto: A exposição a níveis elevados de ruído “estressam” as células ciliadas do ouvido interno, o que pode levar à percepção de zumbido, e inclusive pode levar à perda auditiva permanente.
Uso prolongado de medicamentos ototóxicos: Alguns medicamentos e até substâncias comuns que utilizamos para limpeza em casa podem danificar o funcionamento do ouvido e causar zumbido. Como exemplo mais comum temos certos antibióticos, medicamentos para tratamento de câncer e para pressão arterial. No caso de material de limpeza, o perigo está em misturar durante a aplicação produzindo gás tóxico.
Condições de saúde: Algumas condições de saúde, como diabetes, hipertensão e problemas de tireoide também podem ter como sintoma o zumbido no ouvido.
Traumatismo craniano: Um traumatismo craniano ou uma lesão no ouvido interno podem causar zumbido.
Estresse e ansiedade: O estresse e a ansiedade podem desencadear ou agravar o zumbido.
Idade: O risco de desenvolver zumbido aumenta com a idade, principalmente devido a presbiacusia, que é perda auditiva causada pelo envelhecimento natural da audição.
Em alguns casos, a causa do zumbido no ouvido pode ser desconhecida, mas é sempre importante investigar e procurar atendimento médico para realização de exames de diagnóstico. Dentre eles, a audiometria.
Zumbido e qualidade de vida
Além disso, o zumbido no ouvido pode impactar negativamente a qualidade de vida de uma pessoa. Ele pode ser muito incômodo e pode interferir na capacidade de ouvir e compreender o que as outras pessoas estão dizendo, bem como afetar a capacidade de uma pessoa de se concentrar e dormir bem.
Algumas pessoas com zumbido no ouvido podem se sentir ansiosas ou deprimidas devido ao distúrbio e ter dificuldade para se concentrar ou realizar tarefas diárias. O zumbido também pode afetar a vida social de uma pessoa, tornando difícil participar de atividades e conversas em grupo.
Porque o zumbido piora a noite?
Tratamento
O tratamento para o zumbido dependerá da causa, mas dentre algumas das opções de tratamento mais comuns incluem:
Terapia sonora: Consiste em tratar com estimulação sonora, que pode incluir músicas ou outros sons calmantes.
Medicamentos: Alguns medicamentos, podem ajudar a aliviar o zumbido no ouvido. Sempre devem ser receitados por um médico.
Aparelhos de amplificação sonora: Os aparelhos auditivos, tratam a perda auditiva bem como funcionam como geradores de som e são excelentes recursos para atenuação do zumbido com o acompanhamento fonoaudiológico.
Exercícios de relaxamento: Os exercícios de relaxamento, como a meditação e a respiração profunda, podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, o que pode levar a uma diminuição do zumbido no ouvido.
Mudanças no estilo de vida: Algumas mudanças no estilo de vida, como evitar o consumo excessivo de cafeína, reduzir o consumo de álcool e doces ajudam a aliviar o zumbido no ouvido.
É importante lembrar que o tratamento mais eficaz varia de acordo com a causa do zumbido no ouvido e deve ser determinado por um médico e suporte fonoaudiológico.